sábado, 14 de maio de 2011

Introdução

           Salve salve!

           Este blog foi criado com o intuito de facilitar o acompanhamento - não só aos integrantes, mas à quem possa interessar - da Operação Tuiuiú, realizada pela equipe do Projeto Rondon que representará a PUCRS em Glória D'Oeste - MT, 2011/2. Para quem não sabe o que é o Projeto Rondon, pesquise em http://ecosia.org - assim seu clique estará ajudando o trabalho da WWF na Floresta Amazônica. 
       Gostaria de deixar uma pequena homenagem à todos que, selecionados ou não, se tornaram membros da familia Rondon neste último processo de seleção! Vivemos momentos de tensão e diversão ao mesmo tempo! Conseguimos superar a barreira da competição e formar um elo de amizade que será mantido para sempre, nem que seja apenas na memória de cada um.



Eis os tripulantes selecionados para a Operação Tuiuiú:




Mas que diabos é um Tuiuiú?


        O Jaburu (Jabiru mycteria), também conhecido popularmente como Tuiuiú é uma ave de grande porte. Ele chega a ter 1,4 metros de comprimento e mais de um metro de altura e pesar oito quilogramas. A envergadura (a distância entre as pontas das asas abertas) pode chegar a quase três metros. O bico tem trinta centímetros, é preto e muito forte. A fêmea, geralmente, é menor que o macho.  Devido a sua beleza exuberante, chama a atenção de todos os turistas que frequentam o Pantanal. Para sorte da espécie sua carne não é comestível.
           O habitat do Jaburu são as margens dos rios, em árvores esparsas. A fêmea forma seus ninhos no alto dessas árvores com ramos secos e a ajuda do companheiro. Os ninhos são feitos em grupos de até seis, às vezes junto a garças e a outras aves. A fêmea põe de dois a cinco ovos brancos.
        Sua alimentação é, basicamente, composta por peixes, moluscos, répteis, insetos e até pequenos mamíferos. Também se alimenta de pescado morto, ajudando a evitar a putrefação dos peixes que morrem por falta de oxigênio nas épocas de seca.

Fonte: Wikipedia.

3 comentários:

  1. Gostaria de verificar a possibilidade de entrevistar os participantes antes da ida e após o projeto. No segundo semestre vou colocar um programa em um canal do Youtube e gostaria de fazer uma pauta sobre o projeto, mostrando as transformações que ocorrem nas pessoas que participam do mesmo.
    Hoje estou apenas com o blog no ar, mas ainda em junho o primeiro programa vai para o ar.
    O site é http://www.pensamentoverde.com.br Meu email é felipedenz@gmail.com.

    ResponderExcluir
  2. Prezados.

    Já se encontra no site do Ministério da Defesa o Convite para as operações de janeiro/2012.

    Atenciosamente,

    Brig Veríssimo

    ResponderExcluir